Livro «Artes em Madeira de Paredes: Alma, Esforço e Engenho» dá a conhecer arte e tradição do concelho

A Câmara Municipal de Paredes apresentou, na quarta-feira, o Festival de Artes em Madeira de Paredes (FAMP), criado para homenagear e enaltecer o trabalho dos “Mestres de Paredes” na área do mobiliário, uma das “bandeiras” do concelho, que se assume como “principal produtor e exportador” no setor a nível nacional.

“A indústria de mobiliário é, sem dúvida, a grande marca identitária e diferenciadora do concelho de Paredes. Paredes é o maior centro produtor de mobiliário do país. Nas várias zonas industriais do concelho estão sediadas algumas das melhores e mais inovadoras indústrias de mobiliário de referência e nível mundial”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, na conferência de imprensa de apresentação do festival.

A primeira ação do programa vai acontecer já na próxima semana, a 16 de março, com a apresentação do livro «Artes em Madeira de Paredes: Alma, Esforço e Engenho», resultado do estudo e registo do património associado às artes em madeira do concelho, no contexto de abertura da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa). Em abril será apresentado em Paredes.

“Na génese da obra estão conversas e memórias com pesquisas e recurso ao arquivo histórico, um projeto que está a ser trabalhado há muito tempo e antecedeu a capacitação e mobilização de stakeholders. O livro é o belíssimo resultado da inventariação do património paredense associado às artes em madeira”, destaca a vereadora da Cultura e Turismo, Beatriz Meireles.

A segunda fase deste projeto será um programa de animação turística baseado nas artes em madeira, incluindo um roteiro que dará a conhecer percursos turísticos no âmbito do Turismo Industrial. O culminar do projeto chega com a realização da Bienal, de 24 de setembro a 9 de outubro, cuja continuidade já está assegurada. O projeto global do FAMP terminará a 31 de dezembro de 2022.

Fonte: CM Paredes

https://www.pportodosmuseus.pt/2022/03/10/livro-artes-em-madeira-de-paredes-alma-esforco-e-engenho-da-a-conhecer-arte-e-tradicao-do-concelho/

Comentar

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.