Memórias Líquidas
Concerto de Luís Bittencourt

Memórias Líquidas é um espectáculo sonoro e visual hipnotizante, que apresenta a água como instrumento musical. Elemento precioso para a vida humana, a água torna-se objeto de exploração artística do percussionista Luís Bittencourt, que procura desvendar o seu verdadeiro potencial instrumental através de uma incrível variedade de gestos, técnicas performativas e experimentações sonoras. Memórias Líquidas é uma performance que visa instigar a curiosidade, provocar novos entendimentos sobre instrumentos musicais e música e, ao mesmo tempo, aproximar o público das questões ambientais e da arrojada estética da música contemporânea, aproveitando a grande familiaridade existente entre seres humanos e água.Nesta versão do espetáculo, Luís Bittencourt junta-se à artista transdisciplinar Chloe Harris para explorar a visualização do som, ampliar os efeitos da performance e produzir vídeos sonoros e reativos que compõem espaço, movimento e tempo.

Ficha artística e técnica:

Luís Bittencourt – Performer/Músico e Director Artístico

Chloe Harris – Live visuals/vídeo, video mapping

Rodolfo Cardoso – Desenho de som

Tatiana Vargas – RP, Comunicação e Produção executiva

Luís Bittencourt é músico, compositor, investigador e produtor. É considerado “um mestre da experimentação sonora” (Revista Visão), cujas performances são “uma torrente de originalidade” (Casa da Música), apresentando trabalhos de compositores internacionais e as suas próprias composições.

Bittencourt tem tocado e colaborado com Lee Ranaldo e Leah Singer (Sonic Youth), Jeffrey Ziegler (ex-Kronos Quartet), Phill Niblock, Found Sound Nation, Gabriel Prokofiev, David Cossin (Bang on a Can), Jon Rose, entre outros.

Paralelamente às suas actividades como performer a solo, Bittencourt é artista-investigador do projecto “Xperimus: Experimentation in Music in Portuguese Culture: History, Contexts and Practices in the 20th and 21st centuries”, bem como investigador no INET-md.

https://www.luisbittencourt.com/

Detalhes