Roteiro 3 - Itinerário
Rota dos Engenhos e dos Serradores

A visita contempla um pequeno percurso por uma área de floresta, onde podemos encontrar a matéria-prima para a indústria do mobiliário e onde, no passado, foi construído o primeiro engenho de serrar madeira. Aqui iremos tentar enquadrar o começo desta atividade e o contributo que esta estrutura desempenhou para o desenvolvimento da indústria em Paredes.

A nossa visita seguirá para uma serração mais moderna onde hoje podemos encontrar mecanismos e estruturas de uma dimensão muito superior, cujo funcionamento é através da energia elétrica.

O objetivo desta visita é precisamente demonstrar este processo evolutivo conseguido através da energia elétrica que revolucionou o progresso desta atividade, pelo que a mesma vai culminar com a visita a duas instituições de eletrificação existentes em Lordelo e Rebordosa.

· Vestígios do antigo engenho de serrar a madeira no lugar de Fijô – Rebordosa;

· Visita Serração de Aboim – Rebordosa;

· Visita de Aceler – Rebordosa;

· Visita da A Lord – Lordelo (sujeito a confirmação);

· Regresso previsível 12h45.

Detalhes
Festival de Artes em Madeira de Paredes
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando retorna ao Festival de Artes em Madeira de Paredes e ajuda a nossa equipa a entender quais seções do site considera mais interessantes e úteis.