Já é conhecida a programação da I Bienal – Festival de Artes em Madeira de Paredes (FAMP), uma iniciativa que, durante 16 dias, vai “celebrar e perpetuar as memórias, as artes e o saber-fazer dos mestres que trabalham a madeira em Paredes”, desde marceneiros, entalhadores, carpinteiros, escultores e artesãos, entre outros.
A iniciativa decorre de 24 de Setembro a 9 de Outubro e prevê “uma bienal e um conjunto de eventos, de formato aberto a milhares de pessoas ou de performances mais intimistas”.
De acordo com a Câmara de Paredes, que organiza o evento, haverá “cerca de trinta iniciativas de acesso gratuito para toda a família, desde espectáculos de música, teatro, dança, poesia, artes plásticas, oficinas, exposições e roteiros experimentais pela futura rota do turismo industrial”.
A mesma fonte avança que a maioria dos eventos decorrerá na cidade de Paredes, no Parque José Guilherme e na Casa da Cultura, estando ainda previstas iniciativas noutros locais do concelho.
“Toda a programação do festival tem acesso gratuito e oferece um conjunto de iniciativas dirigidas a diferentes públicos”, sustenta o município.
Programa vasto
Da programação, constam “Parcerias Criativas”, Oficinas de Talha e de Escultura, Exposições de Pintura de Agostinho Santos, exposições de fotografia e de escultura resultados dos concursos FAMP 2022 (com prémios para os vencedores) e o “A praça é nossa”, uma instalação artística do designer austríaco Patrick Hubmann.
Estarão ainda disponíveis “quatro roteiros embrionários pelo turismo industrial”, limitados a 40 participantes, que devem fazer inscrição prévia.
Em cena estará também a peça VOID [Vazio], teatro de rua e novo circo, e será realizado o seminário “A Madeira do Som, O Som da Madeira”.
“Galandum Galundaina” e “Bando das Gaitas” vão dar concertos.
Este festival é promovido pela autarquia e representa um investimento de quase 250 mil euros, financiado pelo NORTE 2020 e FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Consulte a programação completa.